Processionária do Pinheiro

A processionária do pinheiro, designada também como lagarta do pinheiro, é denominada pelo nome científico de Thaumetopoea pityocampa.

O ciclo de vida da processionária do pinheiro inclui duas fases que decorrem em estratos diferentes do ecossistema florestal. A fase aérea na copa do hospedeiro inclui a postura e o desenvolvimento larvar e a fase subterrânea a pré-pupação, pupação e desen-volvimento do adulto. A passagem de uma fase à outra verifica-se entre Fevereiro e Maio com a migração colectiva das lagartas, que abandonam o hospedeiro em procissão para se enterrarem no solo a alguns centímetros de profundidade.

Na fase da migração colectiva das lagartas elas libertam pelos de acção urticante, que provocam alergias ao homem e animais domésticos. As reacções alérgicas dão-se normalmente ao nível da pele, do globo ocular e do aparelho respiratório.A intoxicação por contacto com esta espécie assume um carácter sazonal, dependente do clima da região, verificando-se uma maior percentagem de casos durante a Primavera e Verão.

Partilhar isto:


 
Fale Connosco


Campos marcados com * são obrigatórios.