Ratos e Ratazanas

As três espécies mais comuns de Murideos (ratos e ratazanas) em Portugal são: Ratinho do campo/doméstico – Mus musculus/domesticus, Ratazana – Rattus Norvegicus e Rato Preto – Rattus Rattus.

Ratinho do campo/doméstico – Mus musculus/domesticus
O adulto possui um corpo delgado com 8 a 9 cm de comprimento podendo pesar10 a 21 gr. Com um pelo delicado e sedoso, orelhas grandes e salientes em relação a cabeça, olhos pretos e salientes de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça, a cauda é fina e sem pelos medindo 8 a 10 cm. São de hábito nocturno. Possui uma vida média de 12 meses. A fêmea tem por volta de 5 a 6 ninhadas por ano cada ninhada tem por volta de 4 a 8 crias.

rato-320x240

Mus musculus (Rato)

Ratazana – Rattus Norvegicus
O adulto possui um corpo robusto com 18 a 25 cm de comprimento podendo pesar cerca de 250 a 600 gr. Com pelos ásperos, orelhas pequenas e arredondadas, olhos de tamanho pequeno em relação ao resto da cabeça. A cauda é grossa e peluda medindo cerca de 15 a 21 cm de comprimento. São de hábito nocturno. Possui uma média de vida de cerca de 2 anos. A fêmea tem por volta de 8 a 12 ninhadas por ano e cada ninhada tem por volta de 8 a 12 crias.

Rattus Norvegicus (Ratazana)

Rattus Norvegicus (Ratazana)

 

Rato Preto – Rattus Rattus
O adulto possui um corpo esguio com 16 a 21 cm de comprimento podendo pesar cerca de 80 a 300 gr. Com pelagem delicada, orelhas e olhos grandes em relação a cabeça. A cauda é fina e com poucos pelos podendo medir cerca de 19 a 25 cm. São de hábito nocturno de trepam com estrema facilidade. Possui uma média de vida de cerca de 18 meses. A fêmea tem por volta de 4 a 8 ninhadas por ano por cada ninhada tem por volta de 7 a 12 crias.

rato-preto-320x240

Rattus Rattus (Rato Preto)

Os ratos são responsáveis pela transmissão de diversas doenças ao homem, entre elas destacam-se a: leptospirose, tifo, peste bubônica, febre hemorrágica, salmonelose, sarnas, micoses, etc.

Partilhar isto:


 
Fale Connosco


Campos marcados com * são obrigatórios.